O que é WordPress?

Capellaweb - O que é o WordPress?

por Eduardo Capella

WordPress é o CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) mais utilizado no mundo. Em 2020 já é utilizado por 35% dos sites em toda a web, aproximadamente 60 milhões de pessoas! Impressionante, não? Como pode um único sistema ser utilizado por tantas pessoas e instituições ao redor do mundo?

A principal razão é o fato do WordPress ser gratuito e livre. A Automattic, empresa que criou o WordPress em 2003, teve como estratégia de negócio a venda de serviços, e não a venda do produto em si. Estratégia que é uma consequência da crença da empresa em softwares Open Source e a vontade de tornar a web um lugar melhor e mais democrático ao facilitar a publicação de histórias por qualquer pessoa. Isso levou o WordPress a receber contribuições e feedbacks de milhares de pessoas ao redor do mundo, proporcionando ao sistema constante evolução e adequações às necessidades dos usuários.

Outras razões para o crescimento nos dias de hoje são:

  • grande quantidade de temas com diferentes designs e estrutura;
  • em torno de 55.000 plugins capazes de diversas funcionalidades, como lojas virtuais, formulários de contato, fóruns e galerias de fotos;
  • comunidades atuantes em diversos países promovendo eventos. Aqui no Brasil há grupos organizados em diversas cidades;
  • facilidade de uso.

O WordPress é realmente fácil de usar, fácil de acessar e, como o foco do WordPress sempre foi permitir que pessoas publiquem conteúdo, profissionais de diversas áreas passaram a usar e se interessar por ele. Jornalistas, desenvolvedores, designers, artistas, escritores, políticos e empresas de diferentes portes utilizam a plataforma. Hoje em dia sites de grandes instituições como o site da Casa Branca, da USP e do SENAC-RJ são desenvolvidos com WordPress.

Não há limites para o WordPress: diferentes tipos de abordagens e sites podem ser utilizados. Pode-se fazer um site sem digitar uma linha de código sequer. Alguns casos, entretanto, necessitam de profissionais de desenvolvimento web para deixar o site com a sua cara. Algumas funcionalidades inevitavelmente requerem uma programação ou adaptação que um leigo em desenvolvimento web não tem o conhecimento necessário para fazer.

Espero que tenha despertado a sua curiosidade 🙂

Fiquem ligados em nosso blog e em nossas Redes Sociais para mais conteúdo. Até semana que vem!